🏹 UM ÍNDIO FALA SOBRE O SILÊNCIO
🏹 UM ÍNDIO FALA SOBRE O SILÊNCIO
Nós, indígenas, conhecemos o silêncio.
Não temos medo dele.
Na verdade, para nós, o silêncio é mais poderoso do que as palavras.
Os nossos ancestrais foram ensinados na sabedoria do silêncio e transmitiram-nos esse conhecimento.
“Observa. Escuta. E só depois age.”
Era assim que nos ensinavam a viver.
Observa os animais e aprende como cuidam das suas crias.
Observa os anciãos e percebe como caminham pela vida.
Observa o homem branco e tenta compreender o que procura.
Primeiro observa, com o coração tranquilo e a mente silenciosa.
Só então compreenderás.
E, quando tiveres observado o suficiente, poderás agir.
Convosco é diferente.
Aprendem falando.
Nas escolas, premiam as crianças que mais falam.
Nas festas, todos tentam falar ao mesmo tempo.
No trabalho, fazem reuniões intermináveis onde todos interrompem todos, repetindo as mesmas palavras vezes sem conta…
e chamam isso de “resolver problemas”.
Quando existe silêncio, ficam desconfortáveis.
Precisam preencher o vazio com ruído.
Então falam antes mesmo de saber o que realmente querem dizer.
Gostam de discutir.
Nem deixam o outro terminar uma frase.
Interrompem constantemente.
Para nós, isso é desrespeitoso.
E também uma forma de cegueira.
Se estiveres a falar comigo, eu não te interromperei.
Escutar-te-ei.
Talvez, em silêncio, eu deixe de concordar contigo.
Talvez o teu coração revele mais do que as tuas palavras.
Mas ainda assim não te interromperei.
Quando terminares, saberei o suficiente.
Se for importante, responderei.
Se não for, permanecerei em silêncio e seguirei o meu caminho.
Porque nem tudo precisa de resposta.
Nem tudo precisa de debate.
As palavras deviam ser tratadas como sementes.
Devem ser plantadas com consciência…
e deixadas em silêncio para crescer.
Os nossos ancestrais ensinaram-nos que a Terra está sempre a falar connosco.
Mas só quem aprende a silenciar-se consegue ouvi-la.
Existem muitas vozes para além da voz humana.
Muitas.
E apenas no silêncio elas se revelam.
Comentários
Enviar um comentário